Emicida e o irmão, Evandro Fióti, estreiam na SPFW com a marca LAB

0
4480

Nascido no Jardim Fontalis e, hoje, vivendo na Água Fria, o rapper Emicida já cruzou o Atlântico com suas rimas e contribuiu para que o estilo musical encontrasse seu lugar ao sol junto aos medalhões da MPB. Na última segunda-feira (24/10), sua mensagem contra a violência e intolerância irrompeu na passarela do aclamado São Paulo Fashion Week (SPFW) – local onde, historicamente, padrões de beleza e corpo são referência do que é elegância e se vestir bem na sociedade.

“A gente sempre lutou para ser um espelho do Brasil que precisa ter voz.” Com essa premissa, rapper Emicida realizou o desfile de sua marca LAB. Peças exclusivas ornaram modelos, quase todos negros, de diferentes estereótipos e plus size, contradizendo os padrões da moda paulistana.

O contato com a África durante uma viagem ao continente para divulgar seu mais recente trabalho (Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa) inspirou a coleção de Emicida, que ficou encantado com os tecidos locais. Os desenhos surgiram a partir do mito de um escravo negro levado ao Japão por um padre, onde foi transformado em samurai.

281016_emicida-fioti-lab-spfw-2

A maior parte das peças é genderless (termo utilizado quando a moda masculina se funde com a feminina), e elas têm uma extensa grade de tamanhos. Chamou a atenção, por exemplo, o cantor e compositor Seu Jorge, que desfilou com uma saia longa e um moletom de capuz extra-large – item que, aliás, marcou a coleção associando-se a quimonos com estampas africanas.

Finalizando o desfile, num ato de protesto e afirmação da cultura negra, Emicida se juntou aos modelos, enquanto entoava os versos “Enchi de preto. Fiz com a passarela o que eles fez com a cadeia e com a favela.”

LAB vem de “Laboratório Fantasma”, selo criado pelo rapper em parceria com seu irmão Evandro Fióti e do qual também faz parte o rapper Rael. Já possuía uma conhecida linha de camisetas, moletons e bonés comercializada nos shows. Para o SPFW, a marca foi incrementada com o apoio do estilista João Pimenta, nome cotado da moda masculina nacional.