Turismo

Estamos em julho. E a criançada de… férias!

O inverno chegou, o semestre acabou, e a garotada que não frequentará os clubinhos de férias das escolas ficará em casa. E o que fazer com eles, ainda mais em tempos de crise? Acalme-se, dá para aproveitar muito em família, gastando pouco. Nesta edição, a seção de “Turismo” traz quatro dicas de lugares próximos a São Paulo que são ótimos para os baixinhos e os pais, num bate e volta de final de semana. O friozinho já deu as caras, e a época sugere muita animação!

Riviera de São Lourenço

Distante aproximadamente 2h30 da capital, este elegante bairro de Bertioga (foto em destaque; com entrada pela Rodovia Rio-Santos) foi totalmente planejado. No entanto, não é um condomínio fechado e tem muita segurança e alguns bons serviços, tanto na areia quanto nos seus dois centrinhos comerciais. Isso propicia maior tranquilidade para curtir a praia com os filhos. Sim. Inverno na Baixada Santista dá praia. Basta o sol aparecer que o calor chega. Além disso, é possível se hospedar em um dos hotéis da Riviera, embora os preços possam ser salgados. Uma opção muito favorável é escolher uma pousada dentro de Bertioga – há muitas com piscina, café da manhã e outras atividades –, e com a baixa temporada o pacote de final de semana sai bem em conta.

Itu e Salto

1h45 é o tempo que se leva de São Paulo até uma dessas cidades vizinhas, que combinam uma viagem divertida e barata. Dois lugares interessantes em Itu, por exemplo, são a Cidade da Criança e a Praça dos Exageros (onde há várias esculturas em tamanho gigante). Além disso, lojas com souvenirs em tamanho avantajado fazem adultos e crianças se divertirem muito. Em Salto, uma das atrações é o Rio Tietê, que já aparece limpinho e pode ser observado de um mirante. Outro lugar para crianças e pais se divertirem é o Parque do Lago, uma vasta área verde com muitas atividades para curtir em família – gratuitamente! Hospedagem não é um problema, já que há vários hotéis e pousadas na região.

Olímpia

Um pouco mais distante, o trajeto leva cinco horas, partindo de São Paulo, e a cidade está perto de Ribeirão Preto. Olímpia é muito procurada por suas termas (foto abaixo), também no inverno, por ser uma das cidades mais quentes do Interior. Um destaque é o parque aquático da cidade, chamado Thermas dos Laranjais, uma excelente opção para a família toda e por um preço justo. Como o turismo cresceu bastante, hotéis e pousadas não faltam.

Atibaia

Os ares interioranos de Atibaia, distante somente uma horinha de São Paulo, são excelentes para a curtição em família. Além de alguns resorts, hospedar-se na cidade também rende passeios baratos e interessantes. Uma das opções é o teleférico, que liga o Lago do Major à parte alta do município. Outro destaque é a Fazenda Paraíso, da década de 1860, que preserva suas construções históricas e dá até para almoçar uma suculenta feijoada. Feiras de artesanato, museus, parques e o zoológico da cidade também vão encantar as crianças. Para as “mais grandinhas”, atividades de ecoturismo são bem bacanas – visitar a Pedra Grande (foto abaixo), considerado o principal ponto turístico da cidade, com uma maravilhosa paisagem natural de onde se avista seis municípios, vale muito a pena.



Topo