Gente que Faz

Conheça o trabalho do Instituto Center Norte

Dizem que quem tem poder para conter a miséria e melhorar a educação não são os governos, mas os inovadores. A arte de colocar boas ideias em prática, inspira e motiva pessoas pelo mundo todo. Grandes negócios são criados, vidas são transformadas e há geração de renda, superando desafios.

Acreditando que o empreendedorismo e a inovação social são grandes agentes de transformação que podem tornar a Zona Norte em um importante polo de desenvolvimento sustentável é que nasceu o Instituto Center Norte, no ano de 2002.

Leilão de Guirlandas de Natal

Com a fundação do Instituto, teve início o 1o Leilão de Guirlandas de Natal, idealizado pela então Presidente, Glorinha Baumgart. Apaixonada pelo Natal, Glorinha realizou o leilão por dez anos consecutivos. Todo recurso arrecadado era revertido para os projetos do instituto que, à época, tinha foco na promoção da educação e na capacitação profissional de jovens para inserção no mercado de trabalho.

 

Zona Norte transformadora

Após passar por uma reformulação total do seu escopo de atuação, a entidade concentra-se hoje em projetos autorais ou em parceria com outras instituições, ou como investidora e apoiadora de projetos que possuam impacto social – em especial na Zona Norte – e que utilizem a inovação social em dois pilares de atuação: empreendedorismo e mobilidade urbana.

Projetos e ações

Quiosque solidário

Cessão de espaço no Shopping Center Norte para ONGs e instituições do terceiro setor comercializarem seus produtos e ampliarem receita e visibilidade do seu trabalho. A cada três meses, uma nova ONG ocupa o quiosque.

Capacitação para o terceiro setor

Trata-se de um curso sobre voluntariado, comunicação e inovação para organizações sociais, conduzido pela plataforma social Atados. Já foram beneficiados 30 gestores de ONGs, sendo 48% da Zona Norte.

Rede de costureiras empreendedoras da Zona Norte

Formação e capacitação de uma rede de costureiras da Zona Norte por meio de encontros temáticos e treinamentos. O projeto é executado pela Rede Asta e Aliança Empreendedora.

As mulheres que participam do projeto já devem ter conhecimento prévio de corte e costura. Com a Rede Asta, as alunas têm aulas de design e construção de uma coleção de produtos próprio da Rede. Já com a Aliança Empreendedora, participam de aulas presenciais focadas em gestão de negócios.

O material é gratuito e as vagas abrem uma vez ao ano. As aulas acontecem em instituições parceiras, todas da Zona Norte.

Marcenaria para jovens

Realizado pelo Instituto Tomie Ohtake, o curso de formação teórica e prática em marcenaria, possui duração de quatro meses e contempla 40 jovens da Zona Norte. Durante o curso, é oferecida uma bolsa no valor R$ 200,00 para cada participante, custeando transporte para os dias de aula.

A proposta é a criação de mobiliário urbano planejado e construído pelos jovens para um parque ou espaço público da Zona Norte.

Cidades criativas

Projeto realizado pelo Instituto Muda Brasil, onde durante oito meses, 20 jovens da comunidade Zaki Narchi terão aulas com a metodologia americana STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes, matemática e robótica). O objetivo é que criem, pesquisem e planejem cidades do futuro.

Lazer na Vila

Durante todo o ano, atividades esportivas e recreativas serão oferecidas aos moradores da Vila Albertina, pela Fundação Gol de Letra. Além das aulas, serão abertas oportunidades à comunidade, com vagas para caminhada, ruas de lazer, Festival de Modalidades, Jogos de Interação, Torneio da Comunidade, além de dez vagas para agentes sociais.

Para participar dos projetos ou conhecer um pouco mais sobre o Instituto Center Norte, entre em contato pelo e-mail: institutocenternorte@centernorte.com.br ou visite o site: www.institutocenternorte.com.br.

Informações
Endereço: Travessa Casalbuono, 120 – Vila Guilherme
Fone: 2224-5959

fotos: Divulgação/Instituto Center Norte 



Topo