Centro de alimentos na Vila Maria evita desperdício com oficinas e atividades

0

Se você acompanha o SP Norte, tanto em nossa versão impressa quanto em nosso portal, já deve ter visto notícias sobre o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), especialmente na seção de “Oportunidades”.

Mas, afinal, o que é o Cresan?

O Centro é um equipamento integrante da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), inaugurado há quase dois anos, em 26 de junho de 2015, na Vila Maria.

O local funciona como um banco de alimentos, onde são adquiridos produtos provenientes da agricultura familiar, além de arrecadar itens de redes varejistas, atacadistas e indústrias alimentícias. Esses alimentos estão fora dos padrões para venda, mas são seguramente próprios para o consumo. Não desperdiçar é palavra de ordem. Afinal, estima-se que o Brasil desperdiça 41 mil toneladas de alimentos por ano: um número que impacta não somente pelo alto índice, mas alcança outras áreas, como saúde e problemas no meio ambiente.

Os alimentos arrecadados são doados a entidades assistenciais cadastradas, com o objetivo de combater o desperdício e a fome de quem mais precisa. As instituições são encarregadas de distribuir os alimentos à população, e também participam de atividades como oficinas e workshops.

Este ano, por exemplo, o local já realizou oficinas de pães caseiros, palestras sobre o consumo de sal e de delícias para as festas juninas. As atividades contemplam não somente o preparo dos alimentos, mas também dão dicas de empreendedorismo aos participantes dependendo da ação.

Em junho serão realizadas oficinas diversas, como curso de manipulação para feirantes, orientação nutricional, horta urbana, entre outros. Confira a programação completa abaixo e participe:

O Cresan está localizado na Rua Sobral Júnior, 264 – Vila Maria Alta. Mais informações nos telefones 2967-0755 ou 2967-5039.