Pernil ao molho de vinho tinto e especiarias para o almoço de páscoa

0
Almoço em família com boas conversas e sem aglomeração é tudo o que que se espera nesta Páscoa! Um verdadeiro afago para a alma!

Para unir gerações em torno de um bom prato, a dica é o Pernil ao molho de vinho tinto e especiarias.

INGREDIENTES:
PERNIL:
1 pernil pequeno com cerca de 3 kg
1 xícara (chá) de Vinho Tinto Seco
1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de alecrim fresco
3 colheres (sopa) de azeite
5 dentes de alho inteiros
1 cebola grande cortada em pétalas
100 g de manteiga sem sal

BATATAS CORADAS AO ALECRIM:
6 batatas médias cortadas em canoas
Alecrim fresco
Azeite extravirgem

MOLHO DE VINHO SECO E ESPECIARIAS:
100 g de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de Vinho Tinto Seco
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 anises-estrelados

MODO DE PREPARO:
PERNIL:
Limpe o pernil, conservando a capa de gordura que o envolve, e coloque-o em uma assadeira. Em um recipiente, misture o vinho, o vinagre, o louro, o alecrim, o azeite e esfregue sobre toda a peça de pernil. Faça vários furos com a ponta de uma faca no pernil e coloque os dentes de alho nas perfurações. Acrescente a cebola sobre o pernil, cubra com papel-alumínio e leve à geladeira para tomar gosto por cerca de 2 horas, virando-o de vez em quando. Retire da geladeira, besunte a carne com a manteiga, cubra com papel-alumínio novamente e leve ao forno médio alto (200 °C), preaquecido, por cerca de 2 horas e 30 minutos. Retire o papel-alumínio, vire o pernil com cuidado, acrescente as batatas e deixe

assar por mais 2 horas, regando com o caldo do cozimento que se forma na assadeira. Depois de assado, passe o pernil para uma travessa de servir e reserve o caldo que se formou no cozimento, na própria assadeira, para o preparo do molho.

MOLHO DE VINHO DOM BOSCO E ESPECIARIAS:

Em um recipiente, dissolva a farinha de trigo na água e adicione ao caldo peneirado do cozimento na assadeira. Acrescente o Vinho Tinto Seco, o suco de limão, os cravos-da-índia, os anises-estrelados e deixe ferver sobre a chama do fogão até engrossar.

BATATAS CORADAS AO ALECRIM:

Corte as batatas em canoas e cozinhe em água fervente por 10 minutos. Retire da água, regue com azeite e com as folhas do alecrim.