José Police Neto

Police Neto / Inovação na Política

A participação da sociedade na definição de onde aplicar os recursos públicos e mesmo no engajamento para verificar como esse dinheiro foi aplicado é o primeiro passo para garantir a eficiência e eficácia desses investimentos.

Iniciativa do meu mandato para democratizar o acesso à verba de emendas parlamentares e incentivar a organização das comunidades para cuidar das praças da vizinhança, a Chamada Cívica já é um sucesso. Realizada em parceria com a plataforma Praças, foram 32 projetos de melhoria em praças inscritos, disputando R$ 600 mil nas subprefeitura de Perus, Pinheiros, Santo Amaro, Sé e Vila Mariana. Eu e minha equipe visitamos todos os locais indicados, e, após uma seleção criteriosa e técnica, amparada por um comitê julgador, 7 saíram vencedores.

Já nos próximos meses, no início da primavera, quero reunir diversas associações de moradores e coletivos para discutir prioridades e o modelo de funcionamento da Chamada Cívica na Zona Norte, região extremamente importante não só para seus moradores, mas para toda a cidade, e pela qual trabalho há muitos anos.

Nosso esforço inovador para democratizar o acesso aos recursos públicos já serve de inspiração para diversas cidades e Estados. Enquanto aqui na capital paulista a Chamada Cívica começa executar os projetos selecionados este mês, deputados estaduais e federais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lançam editais para definir como aplicar suas emendas para 2020. É uma grande satisfação perceber que começamos de fato a mudar a forma como é aplicado o dinheiro atribuído a parlamentares nos orçamentos Brasil afora.

Mas nenhuma dessas conquistas seria possível sem o engajamento da sociedade. E o sucesso da Chamada Cívica é resultado direto disso. Dos 7 projetos selecionados, 3 são de comunidades iniciantes. Isso significa que, além de aplicar o dinheiro público do jeito que as comunidades desejam, o modelo da Chamada Cívica também auxilia na organização e união dessas comunidades em torno de um objetivo comum. Apenas com a participação ativa da sociedade podemos transformar o bairro, a cidade, enfim, construir um Brasil melhor e mais justo.

Fica o convite para quem quiser participar da preparação da Chamada Cívica na Zona Norte. Envie um e-mail para policeneto@policeneto.com.br e minha equipe entrará em contato. Saiba mais sobre a iniciativa em chamadacivica.pracas.com.br.

 


José Police Neto (PSD) exerce o quarto mandato de vereador em São Paulo e tem forte atuação na Zona Norte. Foi Secretário Municipal de Participação e Parceria de São Paulo e presidente da Câmara Municipal em 2011 e 2012. É autor das Leis do Procon Público, Indicadores de Desempenho, Inclusão Digital – Telecentros, Regularização Fundiária de Interesse Social, Função Social da Propriedade e do Estatuto do Pedestre.

Site: www.policeneto.com.br

Facebook: facebook.com/josepoliceneto

Instagram: instagram.com/@policeneto  



Topo