Moda e Beleza

“Dramática, provocante e profunda”: conheça a cor de 2018!

* por Gabriela Cury, consultora de imagem e social media da Yeah 5, empresa de tecnologia parceira do SP Norte

Tão tradicional quanto a piada do “pavê ou pacumê?” e as tias perguntando dos namoradinhos, dezembro chega e já ficamos ansiosas para saber qual é a cor do próximo ano!

Essa tradição é definida pela Pantone (não confunda com panetone!), referência na indústria de cores para o setor gráfico e têxtil. Para 2018, a cor escolhida atende pelo código 18-3838. A cor? Ultra Violet.

A Pantone trabalha com identificação de cores, isto é, define um nome e um número para cada tom. As cores do ano começaram a ser definidas a partir de 1999 e, desde então, uma vez por ano a empresa reúne profissionais de vários setores – não apenas da moda – para definir um tom, usando como critério o momento em que o mundo está passando.

Como prova de que essa escolha não é à toa, depois um ano conturbado em diversas questões mundiais, a cor escolhida em 2017 foi o Greenery, um verde levemente amarelado, que representava “um novo começo”. Então, para 2018, uma cor que evoca a criatividade e a imaginação. Como a própria Pantone definiu, “Ultra Violet ilumina o caminho do que ainda está por vir”.

Sempre houve uma qualidade mística e espiritual relacionada ao Ultra Violet. Ela energiza e conecta quem está por perto, trazendo calma e harmonia. O mundo precisa mesmo disso né?

A Pantone ainda completa: “Complexa e contemplativa, Ultra Violet sugere os mistérios do Cosmos, a intriga daquilo que ainda está por vir e as descobertas que estão além do lugar onde nos encontramos agora. O vasto e ilimitado céu noturno é simbólico do que é possível fazer para continuar a se inspirar no desejo de perseguir um mundo que está além do nosso. Púrpuras enigmáticos também tem sido por muito tempo simbólicos de contra-culturas, do não convencional e do talento artístico. Ícones da música, Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons da família do Ultra Violet para a cena principal da nossa cultura pop ocidental, como expressões pessoais da sua individualidade”. Incrível, né?

Então, bora usar e abusar dela! O tom fica lindo quando combinando com azul marinho, bege, preto, branca… São tantas opções!

Sugestão da E3light, empresa de iluminação

Para quem acha que o ultra violeta é uma cor muito chamativa, pode optar para usar nos detalhes: uma bolsa, um sapato, um brinco e, por que não, usar ele na sua casa? Pratos, almofadas, copos… O importante é acreditar no poder da cor e usá-la para atrair tudo de melhor!

Um 2018 ultra violeta para você!



Topo