Turismo

A exagerada Itu

A apenas 100 km da capital. A Itu carrega a estigma da “cidade dos exageros”. Não é pra menos, quem já visitou a cidade encontra diversos de patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, com lembranças de um passado repleto de riquezas, além das famosas obras gigantes, como o orelhão – com sete metros de altura – e o semáforo, localizados na Praça Padre Miguel.

Quem gosta de comprar lembracinhas das cidades, vai se assustar com os souvenir que Itu oferece. A cidade possui uma série de lojas voltadas ao comércio de objetos em tamanhos proporcionais. São centenas de itens, que vão desde chaveiros, lápis, borrachas, até utensílios de higiene pessoal em escala ampliada. As lojas de souvenires exagerados ficam, em sua maioria, ao redor da Praça Padre Miguel, famosa pelo Orelhão de Itu.

Orelhão de Itu na Praça da Matriz

Uma das cidades mais antigas do Estado de São Paulo, sua fama começou com o humorista Simplício que enaltecia a cidade “que tudo era grande”. A cidade foi palco de eventos marcantes da política nacional e precursora do desenvolvimento econômico no estado.

Se ficou interessado, confira o roteiro que o Jornal SP Norte preparou para você:

Praça Padre Miguel (Praça da Matriz)

A Praça é o roteiro mais frequentado pelos visitantes, é lá onde as obras gigantes como Orelhão e o Semáforo estão. Cercado por casarões históricos e de um vasto comércio, é possível encontrar diversas opções de lembrancinhas, além de restaurantes, bares, cafeterias e antiquários.,

Igreja  Nossa Senhora da Candelária (Igreja Matriz)Por ser uma das cidades antiga, é possível encontrar diversas igrejas que compõe o patrimônio histórico e arquitetônico de Itu. Por conta de estar em frente a Praça da Matriz, a Igreja Nossa Senhora da Candelária ou Igreja da Matriz ganham mais atenção dos visitantes.

A Igreja foi construída em 1780, possui acabamento em barroco e rococó, com entalhes de ouro no altar e pinturas de Almeida Junior, já as telas da sacristia são obra da italiana Lavínia Cereda, no total são 14 painéis pintados no teto. A imagem da Nossa Senhora do Rosário foi doada por Carlota Joaquina, esposa de D. João VI, que foi trazida de Portugal durante a fuga da Família Real ao Brasil.

Semáforo gigante na Praça da Matriz

Outras Igrejas

Para quem gosta fazer um roteiro turístico e histórico, as igrejas de Itu são ótimas opções. A Igreja da Nossa Senhora do Carmo guarda painéis do Padre Jesuíno do Monte Carmelo; Já na Igreja do Patrocínio é possível ver o túmulo da  Madre Maria Theodora Voiron; A Igreja de Santa Rita é a construção urbana mais antiga de Itu; E a Igreja do Senhor Bom Jesus, erguida onde foi construída a primeira capela da cidade, que foi o marco da fundação da cidade.

Museu Republicano

O sobrado do século XIX onde se localiza o Museu Republicano foi palco, em 18 de abril de 1873, da Convenção Republicana de Itu, a primeira Convenção Republicana do Brasil, reuniu políticos e proprietários de fazendas de café, que devido a decadência do plantio da cana de açúcar e da crise no mercado internacional estavam insatisfeitos com o Governo Imperial, a convenção foi o ponta pé para a criação do campanha republicana e do Partido Republicano Paulista, por isso Itu é considerada o “Berço da República”.

Praça dos Exageros

Praça dos Exageros

Claro que quem for para Itu não pode deixar de tirar proveito da fama da cidade. E é na Praça dos Exageros onde o visitante encontra esculturas gigantes, entre as maiores estão um caixa de atendimento do Bradesco, uma garrafa de Coca-Cola, um interfone e um boneco gigante do humorista Simplício responsável pela fama da cidade, que está precisando de uma manutenção.

As esculturas maiores, mas de tamanho moderado são o jogo de xadrez, um sorvete, uma bota, escorredor e outras esculturas variadas, vale conhecer pra tirar aquela foto divertida e brincar com a fama de Itu, está menos de 10 minutos de carro do centro.

Localização: Rua Maestro José Maria dos Passos, 200 – Bairro Padre Bento – Itu.

Funcionamento: De terça a domingo das 09h às 17h (entrada gratuita).

 

Fazenda do Chocolate

Para terminar nosso roteiro, nada melhorar que saborear um delicioso chocolate. E a apenas 10 km do centro de Itu está localizado a Fazenda do Chocolate ou Fazenda da Serra. Muito procurada por famílias com crianças e aqueles que querem passar um dia na fazenda, é possível conhecer mais sobre o processo do chocolate no Roteiro do Chocolate e saber mais sobre a fazenda no Roteiro Caipira, também é possível andar a cavalo e almoçar a comida com sabor caipira no restaurante da fazenda.

Localização: Estrada Parque (SP 312) – Km 90 – Itu.

Funcionamento: Diariamente das 08h30 às 17h45 (entrada e estacionamento gratuito).

Site: https://fazendadochocolate.com.br/



Topo