Turismo

A praia que não fica no litoral: conheça Presidente Epitácio

Distante 646 quilômetros da Capital Paulista, a “joia ribeirinha”, como é conhecida Presidente Epitácio, fica às margens do Rio Paraná e lembra as cidades litorâneas, mas a 700 km do mar. Belas paisagens e a natureza são características do município do extremo oeste do Estado. Entre suas principais atrações estão o conhecido Balneário Figueiral, a pesca esportiva, o lazer náutico, passeios, a Ponte Hélio Serejo (antiga Mauricio Joppert, que liga São Paulo ao Mato Grosso do Sul), a Orla Fluvial e a Prainha da Orla.

O município possui uma excelente estrutura de atendimento, com diversas pousadas, casas de pesca, pesqueiros e piloteiros especializados. A pesca do tucunaré acontece durante todo o ano, pois mesmo na piracema a atividade é praticada obedecendo às leis ambientais.

A Estância Turística de Presidente Epitácio acolheu, no início do século XX, aquela que foi a maior colônia húngara da América Latina. Conhecido como “Colônia Arpad”, o povo que veio do Leste Europeu, região com costumes marcantes, também trouxe e deixou no município não somente seus descendentes, mas sua cultura expressa inclusive na arquitetura.

A Praça da Matriz, com sua catedral e a fonte luminosa, guarda consigo os saudosos costumes das pacatas cidades do Interior e também a fé que está presente no cotidiano dos moradores.

Às margens do Rio Paraná, Presidente Epitácio é conhecida como “joia ribeirinha”.

A preservação é palavra de ordem na cidade. A conquista de títulos de reconhecimento pelas políticas de preservação do ecossistema é fruto da consciência ambiental disseminada no Município.

O Balneário Figueiral é o palco dos grandes eventos locais. Às margens do Rio Paraná e a aproximadamente cinco quilômetros do centro, é o lugar onde acontece o carnaval, a procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes, o torneio de pesca ao tucunaré e o réveillon. Todos estes eventos atraem pessoas da Região e de diversos lugares.

O Parque possui uma excelente infraestrutura, com praia de água doce, lanchonetes, restaurante com vista panorâmica, plataforma para pesca, mirante, área de camping, quadras poliesportivas, atracadouro, rampa para barcos e palco com camarins para grandes shows artísticos.

A Orla Fluvial, que fica na Av. Juliano Ferraz Lima, interliga o Cais do Porto à Rodovia Raposo Tavares. Sua extensão de aproximadamente sete quilômetros abriga diversos clubes e associações, além da Vila Tibiriçá, considerada o marco da fundação de Presidente Epitácio. A Orla Fluvial tem rara beleza, pois, oferece ao visitante uma vista panorâmica do espelho d’água formado pelas águas do Rio Paraná.

O Horto Florestal também é importante atração da cidade, pois preserva espécies nativas da Região e se transforma em um espaço de agradável surpresa para seus visitantes.

 fonte/fotos: Governo do Estado de São Paulo



Topo