Gastronomia

Alimentação equilibrada é o segredo para uma vida saudável

Aqui em nossa coluna de Gastronomia você confere dicas de lugares dos mais variados para curtir – e saborear! – aqui na zona norte. Pizzarias, bares, botecos, cafés, enfim: pratos para todos os gostos e bolsos.

Desta vez, vamos falar de algo que tem tudo a ver com gastronomia e comer bem: o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. Afinal, tão importante em nossas vidas, teria que ter uma data especial, celebrado em mais de 150 países. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação.

Alimentar-se bem e adequadamente é o princípio de uma vida plena e saudável. Baseado nesses conceitos, o Ministério da Saúde publicou o Guia da Alimentação Saudável. Lá, dicas de como buscar o equilíbrio no prato à mesa, para uma vida cada vez melhor.

 

  1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Fazendo todas as refeições, você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite, e de ficar com muita fome e exagerar na quantidade quando for comer;

 

  1. Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes (mandioca) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. Distribua as seis porções desses alimentos nas principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e nos lanches entre elas;

  1. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. Para alcançar o número de porções recomendadas, é necessário que esses alimentos estejam presentes em todas as refeições e lanches do dia. Dê preferência a frutas, legumes e verduras crus. Procure combinar verduras e legumes de maneira que o prato fique colorido, garantindo assim diferentes nutrientes;

 

  1. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde. Misture uma parte de feijão para duas partes de arroz cozido;

 

  1. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis. Caso opte por uma alimentação sem carnes (com ou sem ovos, leite e derivados), procure um nutricionista para receber orientações necessárias para alimentação adequada.

Para finalizar, duas dicas que não podem ficar de fora: pratique alguma atividade física como caminhar ou fazer exercícios; e beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. Aproveite tudo o que a Zona Norte tem de mais saboroso e bom apetite!



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