Histórias

Avenida Guapira: Importante via da Zona Norte

Quem mora zona norte, não importa o lugar, com certeza já ouviu falar da Avenida Guapira. Uma das principais vias da região, ela conecta os bairros de Tremembé e Jaçanã à Tucuruvi. A extensa avenida ainda é uma das principais zonas comerciais da região por conta da variedade de serviços e lojas ao longo dela.

De um lado da Guapira está a praça do Jaçanã, local imortalizado pela canção “Trem das Onze”, do outro tem o Tucuruvi, com o metrô, terminal de ônibus, comércios e o Shopping. Além do Metrô, a Avenida possui inúmeras linhas de ônibus que dão acesso a regiões importantes da Zona Norte como exemplos de Santana, Tietê, Cachoeirinha, Tremembé e Jaçanã.

A Avenida Guapira tem vasto comércio de vestuário, eletrônicos, mobiliários, pets e muito mais. Além de abrigar serviços como lotéricas, correios, veterinários e agências bancárias.

Foto: Katia Cristina Machado Trad / Jornal SP Norte

Para aqueles que querem misturar lazer com comércio, a melhor opção é o Shopping Metro Tucuruvi. São mais de 230 lojas que contam com as marcas Renner, Riachuelo, Marisa, Casas Bahia, Magazine Luiza, Preçolândia, Smart Fit e Miniso, além das primeiras Ikesaki e Daiso Japan inauguradas em shoppings.

Já na outra ponta, a Praça do Jaçanã possui um vasto comércio misturado com história e cultura. O local possui lojas de varejo, restaurantes, academias e muito mais, além de encontrar o Museu do Jaçanã, que guarda a memória do bairro.

A Avenida também registra a história da região, nela o morador encontra a Rua Trem das Onze, localizado bem próximo a Avenida Luis Stamatis. Sua localização, apesar de difícil, ficava próximo de importantes espaços imortalizados do bairro, como a antiga estação do Jaçanã do Trem da Cantareira, e os antigos estúdios da Cinematográfica Maristela.

Origem

O nome Guapira surgiu antes do Jaçanã, documentos do império de 1870, apontam que Jaçanã se chamava originalmente Uroguapira (que tem ouro). Como a presença do metal não foi confirmada, o nome foi abreviado para Guapira, que em tupi-guarani significa “corredeira”.

Só no dia 1º de outubro de 1930 que Guapira passou a ser chamado de Jaçanã, nome de um pássaro pernalta nas cores verde e preta. Contudo o antigo nome marcou a região, sendo referência para o bairro Jardim Guapira, o Clube Campo Associação Atlética Guapira e a Avenida Guapira.



Topo