Cão Cidadão

Cães e piscinas

Por Joilva Duarte, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, os nossos pets precisam de mais cuidados e atenção, pois um cãozinho em um ambiente excessivamente quente pode ter hipertermia, que nada mais é do que o aumento da temperatura corporal.

É normal cães procurarem piscinas para se refrescar, mas devemos ficar atentos e tomar algumas precauções.

A água precisa ser tratada, ter o PH e composição próprios para não causar nenhum mal aos peludos, pois, normalmente, as piscinas usadas por nós têm muito cloro, o que é prejudicial e pode favorecer o surgimento de algumas alergias.

Nunca force o animal a entrar na água, deixe que ele siga o seu próprio ritmo (uma boa dica é entrar junto para que ele se sinta mais confiante).

A piscina também deve ter uma escada própria para animais, para que eles consigam sair dela sem que precisem de ajuda. Assim que o pet entrar na piscina, mostre a ele onde fica a escada (caso precise, ele já saberá a direção que deve seguir).

Tenha paciência, pois talvez a adaptação demore um pouco. É importante respeitar os limites de cada um. Em contrapartida, quando ele “pegar o gosto”, não permita que fique por muito tempo. Nada de excessos!

Ao sair da piscina é preciso ter cuidado com a limpeza das orelhas e ouvidos.  Por ser uma região muito sensível, é importante oferecer uma atenção especial. Seque completamente o local para evitar infecções e não se esqueça de que os pelos também precisam de cuidados e devemos secá-los muito bem (se preciso, use um secador).

Atenção: nem todo cão sabe nadar e alguns têm essa restrição até pela estrutura física, como os braquicefálicos (focinho mais achatado e cabeça mais curta). Já cães como Golden Retriever e Labradores adoram água e são ótimos nadadores!

Lembre-se de que todo cuidado é pouco para que o pet não entre na piscina em momentos inadequados e sem supervisão. Uma dica é colocar rede de proteção.

Caso precise de ajuda, conte com um profissional. Boa diversão!



Topo