Decoração

Como otimizar o espaço na sua casa

Com passar dos anos os imóveis menores vem se tornando mais comum. Uma das saídas na  busca de mais conforto e praticidade é otimizar o espaço da residência, seja apartamento ou casas.

Paralelo a isso, cada vez mais as casas vem se tornando locais de trabalho, com a tendência crescente dos home office, aumentando a necessidade de aproveitar ao máximo cada ambiente.

Pensando nisso, o Jornal SP Norte separou algumas soluções práticas para otimizar o espaço da residência:

– Explore as paredes

Umas das melhores dicas é justamente explorar as paredes, saiba que elas podem servir para pendurar prateleiras e armazenar livros ou filmes, além disso os ganchos também funcionam muito bem para pendurar bolsas ou casacos.

 – Cores neutras

Para que o ambiente se mantenha mais iluminado e amplo, as cores mais claras e neutras podem ser grandes aliadas para espaços pequenos. Escolha uma cor predominante para todo o espaço em um tom neutro e utilize cores para a decoração como tapetes, almofadas ou quadros.

– Criatividade com o espelho

Se usados com sabedoria, ajudam muito a dar mais amplitude aos ambientes, criando jogos visuais interessantes. Experimente utilizá-los em posições estratégicas, como ao fundo da mesa de jantar, portas de armários ou móveis.

Foto: Reprodução

– Explorando o espaço           

A dificuldade em armazenar panelas, jogos de toalha ou produto de limpeza podem ter solução se aproveitado cada centímetro do imóvel. Usar prateleiras nos cantos da residência e armários nas quinas ou que possam chegar ao teto são formas de otimizar o ambiente. Escadas (caso o imóvel tenha) podem servir de gavetas embutidas, além do vão ser um bom lugar para colar prateleiras ou armários.

– Móveis planejados e multiuso

Prefira móveis baixos ou vazados para evitar barreiras visuais no ambiente, o que podem diminuir a sensação de espaço. Opte por portas de correr e fuja de peças que ficam no meio do caminho, como mesas de centro. Busque móveis que sejam tenham mais que uma função, como as camas com baú, sofá-cama e escadas com gavetas.

– Valorize a iluminação

Ambiente bem iluminado dão a sensação de amplitude, por isso busque aproveitar a iluminação natural com janelas grandes ou utilize cortinas ou persianas com cores mais claras. Com a iluminação artificial aproveite luminárias embutidas, que dão a possibilidade de combinações e efeitos em qualquer cômodo.



Topo