Vida e Bem Estar

Confira 9 maneiras de combater a ansiedade

Um mal que vem crescendo cada vez mais, ao lado da depressão, é a ansiedade. De acordo com estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada três pessoas no mundo sofre de ansiedade e o Brasil figura entre os lugares onde esse mal está mais presente.

A ansiedade é um estado permanente de angústia, agitação, medo e preocupação que desencadeia reações emocionais, comportamentais e psicossomáticas no indivíduo, mesmo quando não há motivo para isso.

Até hoje a medicina ainda não chegou a um consenso sobre sua origem. Além do estresse e do estilo de vida da pessoa, acredita-se que desequilíbrios de neurotransmissores sejam responsáveis pelo seu desencadeamento.

Por conta disso a melhor forma de evitar esse mal é a prevenção. Para ajudar, a Adriana Lage, terapeuta licenciada para aplicação da Terapia de Transformação Rápida (RTT) no Brasil selecionou alguns comportamentos que podem ser adotados quando sentir-se ansioso, confira:

  1. Tudo começa com um pensamento e ele não é real. Real é aquilo que você vê, toca, prova e sente. Seja bem claro com sua mente porque ela é altamente sugestionável.
  2. Desafie o pensamento: Isso é real? Está acontecendo agora? Troque o “E se” pelo “O que é”. O antídoto da ansiedade não é pensamento positivo, é pensamento preciso.
  3. Respire no padrão do quadrado. Inspire em 4 tempos, mantenha por mais 4, expire em 4 e mantenha por outros 4. Repita isso 10 vezes. Assim, você relaxa o sistema nervoso e se acalma.
  4. Exercite-se diariamente. Reserve na sua agenda pelo menos 30 minutos de atividade física diária, para liberar serotonina, endorfina, dopamina e oxitocina.
  5. Cante músicas alegres. A sua mente não consegue manter dois pensamentos conflitantes.
  6. Distraia sua mente ocupando-se com outra tarefa.
  7. Seja seu próprio coach. Converse consigo usando a terceira pessoa, por exemplo: “Fulano, você consegue, você se preparou bem, você está seguro” etc.
  8. Fuja de café e outras bebidas estimulantes porque eles ativam a ansiedade.
  9. Observe seu estado emocional com regularidade. Conhecer-se e reconhecer quando a ansiedade começa a surgir

Foto: Prefeitura de Paulista/PE



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