Turismo

Descubra as belezas de São Roque

A apenas 60 Km da capital paulista, São Roque é conhecida como a “terra do vinho” por conta da chegada de portugueses e italianos no século 19. A cidade oferece diversas opções de passeios, desde ao lazer com a família até visitação de pontos históricos.

O carro chefe de São Roque é o Roteiro do Vinho, nele você fica conhecendo a história da cidade, do cultivo da uva à produção de vinhos. O roteiro é gratuito e para participar é preciso que o visitante esteja com carro, pois passará pelas Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima, encontrando no caminho restaurantes, pesqueiros, ranchos e pousadas em que dá para aproveitar com toda a família.

Espaços de enoturismo (turismo motivado pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições da localidade), são o que não falta em São Roque, adegas, vinícolas, destilarias e restaurantes, são os principais pontos de lazer da cidade.

Para os amantes da natureza, São Roque abriga uma boa porção de Mata Atlântica com atrativos de ecoturismo, como o Morro do Saboó e a Mata da Câmara. Em cada estação do ano a região possui um atrativo diferente que pode ser apreciados pelos moradores e visitantes:

  • Primavera: Momento ideal para contemplar a beleza inconfundível da flor de alcachofra, período que antecede sua colheita.
  • Verão: Entre os meses de janeiro e fevereiro, é a hora da colheita da uva.
  • Outono: As árvores de plátanos dão seu show em toda a cidade.
  • Inverno: É uma oportunidade para curtir o friozinho da cidade e todo o charme espalhado no ar acompanhado por uma deliciosa taça de vinho.

Outra opção de turismo é a visitação aos espaços históricos da região. A Praça da República, na Igreja Matriz e a Estação Ferroviária se destacam entre os atrativos.

Para quem quiser fugir deste Roteiro, a cidade ainda possui um espaço de diversão para toda a família, em especial para as crianças, o Ski Mountain Park une esportes radicais com uma encantadora paisagem. No complexo radical, estão disponíveis atividades como arvorismo, passeios a cavalo por trilhas ecológicas, paintball, torre de alpinismo, tirolesa, teleférico, tobogã, arco e flecha e, claro, a maior atração: as pistas de esqui e snowboard.

Para conhecer um pouco mais dos atrativos de São Roque, visite a página www.saoroque.sp.gov.br.

Fotos: Divulgação



Topo