Turismo

Expoflora celebra a chegada da Primavera

Desde o dia 28 de agosto, a cidade de Holambra recebe a 38ª edição do Exporaflora, o maior festival de flores da América Latina, o evento vai até o dia 29 de setembro e contará com diversas atrações, entre elas estão exposições, apresentações musicais e de dança e a belíssima chuva de pétalas.

Localizada a apenas 130 quilômetros da Capital Paulista, a cidade carrega a alcunha de ser considerada a cidade das flores por ser a maior produtora do Brasil.

Por ser fundada por imigrantes holandeses, a cidade é um pedaço da Holanda no Brasil. O visitante poderá atestar isso visitando os belos moinhos de vento, o Parque Van Gogh e o Lago do Holandês. A cidade também é repleta de tradições e costumes holandeses, muitos deles presentes na Expoflora, como a dança, gastronomia e artesanato.

Holambra parece ter saído de dentro de um filme romântico. Seu clima interiorano misturado com os diversos campos floridos e a arquitetura, torna a cidade perfeita para um passeio de casal ou em família.

Mesmo com o charme das flores roubando a atenção, a “pequena Holanda” também é conhecida pela sua produção de cachaças artesanais, pela cervejaria que disponibiliza sua fábrica para visitação, além de sítios e fazendas que proporcionam trilhas ecológicas e passeios com a criançada.

A pequena cidade é encantadora em toda época do ano, mas o que a torna única é a Expoflora. Confira alguns destaques da programação para este ano:

Exposição de Arranjos Florais

Em ambiente climatizado, milhares de hastes de flores e plantas são utilizadas para exposição de arranjos florais que emocionam e encantam todos os visitantes.

Mostra de Paisagismo e Jardinagem

Diversos e belos ambientes apresentados por paisagistas, decoradores e designers de interiores com sugestões para que os visitantes façam o mesmo em seus jardins.

Danças Típicas Holandesas

São 300 Bailarinos, entre 9 e 18 anos idade, apresentam-se a partir das 14h30 nos cinco palcos. Os integrantes, de acordo com a idade, são divididos em grupos que têm nomes de flores, escolhidos pelas próprias crianças.

Parada das Flores

As 16h Carros alegóricos decorados, ladeados pelos artistas que atuam na Expoflora percorrem boa parte do recinto, conduzindo os visitantes ao local da chuva de pétalas.

Chuva de Pétalas

Emocionante espetáculo diário, realizado às 16h30, ao lado do parque de diversões, no qual são utilizados 150 quilos de pétalas por apresentação, equivalente a 18 mil botões de rosas, despetalados um a um. Diz a tradição, na Expoflora quem pegar uma pétala no ar tem os seus desejos realizados.

Os ingressos estão disponíveis no site www.ingressorapido.com.br. A entrada custa R$ 25. Saiba mais no site www.holambra.sp.gov.br/turismo.

Foto: Prefeitura de Holambra

Produção de Bromélia. Holambra-SP. Foto: Alexandre Pottes Macedo

Produção de Gérberas. Holambra-SP. Foto: Alexandre Pottes Macedo



Topo