Mutirão de poda preventiva e audiência pública são destaques na Sub Jaçanã

0
1454

Com o calor, chegam as chuvas. E, também, alguns ventos. Nas ruas, dependendo da intensidade, árvores caem, causando transtornos e até situações mais graves. Com isso, a Subprefeitura deu início a mutirões de poda preventiva.

O objetivo é cuidar das árvores e não somente pela prevenção, mas para equilibrar o meio ambiente (já que diminui a poluição), o calor e o ruído; evita problemas com a fiação elétrica, e deixa as ruas mais cuidadas e bonitas.

Aliás, o serviço de poda é garantido por lei, e o cidadão pode solicitar à Subprefeitura. Em caso de espaço público, a Unidade de Áreas Verdes autoriza o serviço. Em caso de espaço privado, a unidade autoriza a poda ou remoção, que será de responsabilidade do solicitante e/ou proprietário do imóvel. O contato deve ser feito pelo telefone 156, na praça de atendimento da Subprefeitura, ou no portal SP156.

Na região, já estão programados quatro locais neste mês:

1º/12: Praça Memória do Jaçanã

8/12: Canteiros da Av. Antônio Cesar Neto

15/12: Rotatória da Av. Paulo Lincoln do Valle Pontin e Praça do Skate

22/12: Praça Álvaro Altair Marinelli

29/12: praças Wagner Maceira e Vicente Gratagliano (Rua Canindé Açu, 306).

Audiência Pública discute Plano de Segurança Viária

A sede da Subprefeitura (Av. Luis Stamatis, 300) recebe em 10 de dezembro, às 19h, a audiência pública que vai discutir o Plano de Segurança Viária para a região, com novas propostas.

O plano vai nortear a execução de políticas públicas com o objetivo de reduzir ocorrências graves e mortes no trânsito. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a estimativa é que 2.734 serão salvas até 2038. Para a Prefeitura, o programa é baseado no Visão Zero, conceito criado na Suécia em 1997, que implica em não aceitar nenhuma morte no trânsito.

Além das iniciativas, o plano visa a proteção ao pedestre e ações de melhorias viárias, como fiscalização e sinalização adequados.

Personalidades e empreendedores são homenageados em sessão solene

A Subprefeitura promoveu, na última sexta-feira (23/11), uma sessão solene no CEU Jaçanã. A iniciativa, do vereador Conte Lopes (PP), aproveitou os recentes aniversários dos bairros (Jaçanã, 148 anos; Tremembé, 128 anos) para homenagear personalidades e empreendedores das regiões.

Foram homenageados, pelo Jaçanã, a Biblioteca Pública José Mauro de Vasconcelos (com a diretora Sandra Cristina Brasil Silva), a Fábrica de Cultura Jaçanã (com a gestora Grace Miranda), a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (com o coordenador dr. José Mauro Del Roio Correa), e a Subprefeitura Jaçanã/Tremembé (representada pelo servidor Antoninho de Abreu).

Também foi homenageado, como destaque da região, Nelson Ferreira Filho, como destaque da região, o pastor Samuel Cunha, Ruth Conceição Mira (Dona Ruth), o Ideam (representado pela dona Jacira Costa Reis), a Banda de Música do Silêncio, o Samba da Tia Preta, a cantora Alexa Marrie (Tuta), e Ney Stano (presidente da Associação dos Pescadores do Estado de São Paulo).

O bairro do Tremembé foi representado pelas homenagens a inspetora Katia Cilene (Inspetora de Divisão, Guarda Civil Metropolitana), a Casa de Cultura Tremembé (por Nilson Martins), e o CRAS Jaçanã/Tremembé (representado por Rebeca Maria Souza Lopes). Entre as personalidades, do bairro, a professora Girlene Machado Tamassia Santos, e Carmem Francisca de Lima (Dona Carminha).

As empresas homenageadas foram a All Net Tremembé (representado por Afonso Quintana e Monica Parisi), Marilda Felipe (Marilda Coberarte); as entidades parceiras Rede Geração Solidária, e o Abrigo dos Velhinhos Frederico Ozanam (representada pela administradora Maria Auricélia Lana Cavalcante) Os grupos e artistas Lucas Matheus Linhares Soares (MC Casllu) e os Blocos Tio Helião e Sacada da Gil também foram congratulados no evento.