Moda e Beleza

Saiba como amenizar os efeitos do verão nos cabelos

A queratina é indispensável para a conservação da saúde e beleza dos cabelos. No entanto, quando a mesma sofre alguma modificação por causa de agentes físicos como a exposição demasiada ao sol, a poluição, processos químicos como descolorações, alisamentos, colorações e, cloro de piscina, acaba danificando a fibra e, desta forma, destrói as propriedades das madeixas.

Outro fator que prejudica bastante são os raios ultravioletas, que causam abertura na cutícula, que é a camada externa do fio, contribuindo para o surgimento de pontas duplas e deixando-o mais frágil. Além disso, o sal do mar retira a água dos fios, provocando uma desidratação dos mesmos e, diante disso, ficam mais sensíveis.

Já no caso do cloro da piscina, ele remove a proteção hidratante da superfície das madeixas e, dependendo do tempo de exposição a esse agente químico, o fio pode apresentar perda da sua pigmentação natural ou, no caso de quem tem cabelos tingidos de loiro, ele reage alterando a coloração, criando um aspecto esverdeado.

Para evitar esses transtornos, o ideal é se prevenir, utilizando nos cabelos um protetor solar capilar, antes de se expor ao sol ou ir à piscina. A cada banho de mar ou piscina, lave os cabelos com água em temperatura ambiente e utilize um xampu adequado ao seu tipo de cabelo.

Evite prender os cabelos úmidos ou molhados e opte pelo pente de madeira que possui dentes largos e grossos para desembaraçar melhor os fios. Evite também o uso do secador em temperaturas elevadas, pois ele retira a água do fio; e por fim, faça hidratação pelo menos uma vez por semana, ou no caso de hidratação profunda, em intervalos de 15 dias.

Tomando todos esses cuidados, é mais fácil manter os cabelos saudáveis e belos durante todo o verão.



Topo