Campeonatos Regionais

Apita o árbitro!

Dois torneios tradicionais colocam centenas de jogadores em campo e nas quadras. Ginásios, gramados e terrões em toda a capital recebem partidas disputadíssimas, com times vindos de todos os cantos de Sampa. Dos pequenos aos veteranos, os finais de semana são ainda mais esportivos. São os Jogos da Cidade e a 30a edição da Taça Cidade de São Paulo de Futebol.

A primeira competição contempla oito modalidades. Praticamente uma olimpíada paulistana anual, os Jogos da Cidade têm disputas de basquete, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei – apenas as três últimas têm modalidades femininas e masculinas, enquanto basquete e futebol de campo terão apenas times masculinos em disputa.

Além dos torneios esportivos, os Jogos da Cidade têm festivais de bocha, gueitebol, xadrez, capoeira, vôlei de praia e tênis de campo.

Algumas das partidas já foram realizadas, com disputas pré-regionais de futebol e futsal. Agora, neste final de semana, começam as disputas regionais para as modalidades.

Alguns bairros tiveram que passar por uma fase pré-classificatória no futebol, tamanha a quantidade de times interessados em participar em uma das maiores competições do Brasil. Nessa fase, por exemplo, 169 times da região se inscreveram para as disputas do futebol. Em todas as outras modalidades, nossos bairros têm pelo menos uma equipe representante.

Clubes da Comunidade, Centros Esportivos e ginásios municipais recebem as partidas. Daqui em diante, serão meses de competições, centenas de jogadores, milhares de pontos, todos com um objetivo: chegar às grandes finais, muitas delas disputadas no complexo esportivo do Pacaembu, palco histórico do esporte brasileiro.

Emoção toma conta da criançada na Taça SP

Quem também tem como objetivo chegar à disputa final no Pacaembu são os participantes da Taça Cidade de São Paulo. E esta edição de um dos mais clássicos campeonatos do país é especial: quem domina é a molecada! Os pequenos e jovens, divididos em quatro categorias (Pré-Mirim/Sub-11, Mirim/Sub-13, Infantil/Sub-15 E Juvenil/Sub-17), sonham em chegar ao icônico estádio. São 392 equipes de toda a capital – sendo que mais de 700 se inscreveram, de acordo com a Secretaria de Esportes.

A competição é dividida em sete regiões. As equipes da Zona Norte disputam com times do Centro e Leste 1 – assim como a Zona Sul, a Leste possui três grupos diferentes. E a Zona Norte pôde soltar o grito de campeã em 2017: na categoria Pré-Mirim, os meninos do Centro da Coroa levantaram a taça.

Nas diversas vezes em que a reportagem do SP Norte presenciou as partidas no Pacaembu, ao lado do narrador Kléuber Ricardo, a emoção transborda. Os garotos, muitos deles sonhadores em se tornar um novo Gabriel Jesus ou Paulinho – jogadores da seleção brasileira nascidos no Jardim Peri e Parque Novo Mundo, respectivamente – não escondem a expectativa e a emoção de pisarem em um dos templos do futebol. Nas entrevistas, falam como gente grande. Mas, na hora da emoção, a inocência do olhar se faz presente.

Clique aqui confira todas as tabelas dos Jogos da Cidade e da Taça Cidade de São Paulo.



Topo