Turismo

Uma viagem ao mundo dos dinossauros

Não precisa ser criança para gostar de dinossauros. Até porque muitos dos leitores desta coluna, sem dúvida se divertiram muito com as aventuras do clássico Jurassic Park – cuja franquia rendeu, além dos filmes, quadrinhos e jogos centrados na história de Michael Crichton –; ou mesmo caíram na risada com as intrépidas tiradas do Baby “não é a mamãe”, da Família Dinossauro.

E como essa curiosidade é transmitida de geração em geração, além de ser um importante tema abordado nas aulas de ciências para crianças e adolescentes, há vários lugares que se dedicam aos grandões e suas garras, alguns deles em atrações eletrizantes!

Aqui na capital paulista, por exemplo, o Parque Zoológico (Av. Miguel Stéfano, 4.241 – Cursino) mantém desde 2014 a exposição Mundo dos Dinossauros. Numa atmosfera que traz a Era Mesozoica para dentro da atual, são 25 réplicas robotizadas, em tamanho real, que se movimentam e soltam grunhidos. Eles parecem realmente estar vivos, impressionando muitos visitantes!

Cem quilômetros rumo ao interior, encontramos mais desses bichinhos. Recentemente foi inaugurado em Campinas o T-Rex Park, dentro do Parque Dom Pedro Shopping (Av. Guilherme Campos, 500 – Santa Genebra, Entrada das Pedras). Além das réplicas em tamanho real, há diversos brinquedos e atrações e personagens exclusivos para toda a família.

Indo para o “interiorzão”, na cidade de São Pedro, a 200 quilômetros de São Paulo, outro parque aposto nos dinossauros para incrementar suas atrações. O Termas Water Park (Rodovia SP 304, Km 189 – Fazenda Limoeiro, s/nº) criou o Mundo Pré-Histórico, com 30 réplicas de até cinco metros de altura num cenário todo especial. Também há outros espaços como a Era do Gelo. Lembrando que é um parque aquático, então tem que levar sunga e maiô para dar aquele “tibum”.

Já bem distante de São Paulo, mas não menos incrível, em Canela, na Serra Gaúcha, está o Território dos Dinossauros (Rodovia RS 466, 1.630 – Estrada do Caracol), dentro do Parque Terra Mágica Florybal. A atração promete intensa emoção em meio às perfeitas réplicas e dezenas de esculturas dos “dinos”. Muitas delas também se movem e emitem sons dos bichos pré-históricos.

fotos: Zoológico de SP/Paulo Gil



Topo