Gente que Faz

Alunos da Etec Parque da Juventude são premiados por aplicativo inovador

Proporcionar qualidade de vida aos animais de estimação, entregando refeições frescas e balanceadas com o aval de veterinários e nutricionistas. Isso aliado à praticidade de fazer o pedido com um clique, na palma da mão.

O Serv Pet (foto ao lado) ainda é apenas um projeto para aplicativo de celular que promete ajudar na alimentação saudável para os pets. Porém, já possui um grande diferencial: seus criadores são cinco alunos de uma escola pública da zona norte, a Etec Parque da Juventude.

Por meio do Startup Varejo, um programa educacional de empreendedorismo e tecnologia realizado pelo Instituto Center Norte em parceria com a consultoria Ideias de Futuro e com a Secretaria de Educação de São Paulo, os jovens criadores do Serv Pet terão a possibilidade de desenvolver o projeto, lançar a startup e o aplicativo, além de receber a mentoria de pré-aceleração profissional oferecida pela Ideias de Futuro. A outra parte do prêmio será realizar visitas coordenadas a diferentes centros tecnológicos.

Nesta primeira edição do programa, iniciada em agosto deste ano e concluída no último sábado (24/11), o Startup Varejo envolveu 140 alunos das Escolas Estaduais Augusto Meirelles Reis Filho, Buenos Aires e Joaquim Leme do Prado, além da Etec Parque da Juventude, todas da zona norte.

Segundo os organizadores, o projeto é um curso de inovação, empreendedorismo e tecnologia em formato de competição e prevê que os estudantes criem um projeto digital (aplicativos ou plataformas web) com uma solução relevante para o setor varejista.

Os conteúdos foram específicos, explanados em três meses de aulas com cerca de 60 horas/aula. Os grupos desenvolveram 35 soluções de varejo e a oportunidade real de receber um impulso profissional. Este foi o primeiro ano em que o programa foi desenvolvido e já há planos de ampliá-lo para outras escolas públicas da zona norte para trazer a cultura de sustentabilidade e inovação, e agir como uma grande força de transformação social.

Os sete projetos mais bem classificados foram os finalistas da edição, onde tiveram cinco minutos para defender suas ideias e foram avaliados por uma banca de especialistas nas áreas de varejo, empreendedorismo e tecnologia.

Conheça os projetos vencedores da grande final

1º colocado – Serv Pet (Etec Parque da Juventude): aplicativo para oferecer entrega de refeições frescas e balanceadas para pets. É um contraponto ao consumo restrito de rações industrializadas, propõe somar praticidade, ao dono, e qualidade de vida, ao animal de estimação.

2º colocado – Sebo Teen (Escola Estadual Professor Augusto Meirelles, Imirim, foto ao lado): aplicativo criado para viabilizar a venda e troca de livros, incluindo didáticos, voltado aos jovens que estão na escola.

O Startup Varejo ainda reconheceu mais dois projetos na categoria “Atitude Empreendedora”, as duas da Escola Estadual Joaquim Leme do Prado, no Imirim:

Food Back: um aplicativo e um site que oferecem soluções de melhorias, aos donos de restaurante, a partir das impressões trazidas por clientes, que são estimulados a preencher um formulário detalhado. A plataforma digital pretende compilar as informações e fornecer sugestões para as diferentes áreas dos restaurantes.

I Force: aplicativo para fornecer consultoria para pequenos negócios expandirem sua atuação. Focado em marketing digital, traz dicas personalizadas de como aumentar o alcance e potencializar os negócios.

foto (topo): Facebook Etec Parque da Juventude; fotos alunos: Divulgação/Instituto Center Norte



Topo