Saúde

Como evitar as doenças típicas do Outono

A queda na temperatura não é a única coisa que marca o inicio de outono. A estação também traz a baixa umidade do ar, que junto com a poluição, pode resultar num aumento dos índices de doenças respiratórias, como a asma, rinite, sinusite e até tuberculose.

Pessoas predispostas a doenças e alergias respiratórias são as principais vítimas. Com o tempo seco, a mucosa nasal fica desidratada e passa a não filtrar corretamente o ar, carregada de partículas poluentes. Essa situação gera mudança no nosso sistema imunológico, o mais comum são o corrimento nasal e lacrimejamento.

Em casos mais graves o mau funcionamento da mucosa também resultam que bactérias e vírus passem despercebidos pelo nosso corpo. Isso pode gerar resfriados e doenças mais graves. Para evitar complicações, é importante que a vacina da gripe esteja em dia!

Cuidados com a nossa saúde ajudam a evitar ou amenizar esses e mais problemas, como a prática de atividades físicas, uma boa noite de sono, alimentação balanceada e rica em Vitamina C, ingerir bastante água, manter a residência arejada, lavar o nariz com soro fisiológico, andar sempre com um colírio à disposição e evitar ambientes fechados e com grande concentração de pessoas.



Topo