Histórias

Vila Maria comemora aniversário no próximo dia 17

Desde que foi fundada, em 17 de janeiro de 1917, em meio a charcos de terra e capinzais, o bairro da Vila Maria se transformou consideravelmente. Com grande volume de comércios e prestadores de serviços, hoje a região abriga uma população de mais de 110 mil pessoas em uma área de 11,8 quilômetros quadrados.

Curiosidades:

– Para chegar à Vila Maria, era preciso atravessar o Rio Tietê de barco. O progresso veio com a construção de uma ponte de madeira em 1918. Mesmo assim, os moradores possuíam um barco em casa, já que inundações eram frequentes;

Inauguração da Praça Maria Montessori (foto: Arquivo Mario Bernardes Ferreira)

– O bairro já teve vários cinemas: Cine Vila Maria, Cine Centenário, Cine Candelária e Cine Singapura;

– Vila Maria ficou conhecida por ser o primeiro e principal reduto eleitoral do político e Ex-Presidente Jânio da Silva Quadros. Isso porque em 1955, Jânio venceu a eleição para governador do Estado com o apoio maciço do bairro, após realizar algumas obras, como a construção da ponte da Vila Maria, inaugurada um ano depois.

– Os destaques do bairro ficam por conta da paróquia Nossa Senhora Candelária, fundada em 1933 e localizada na Praça N. S. da Candelária, onde diversos eventos acontecem; e a escola de samba GRCSES Unidos de Vila Maria, fundada em 1954.

Av. Guilherme Cotching

Mesmo com a chegada do progresso, o bairro ainda preserva características de um bairro residencial. Atualmente, a Vila Maria apresenta grande número de lançamentos imobiliários tendo como um dos fatores, o acesso fácil e a ampla rede de comércio e serviços.

De acordo com a Prefeitura Regional Vila Maria/Vila Guilherme, a comemoração do aniversário está prevista para o dia 20 de janeiro, na Av. Guilherme Cotching com a Rua Curuçá, com diversas atrações culturais, shows musicais e exposição de fuscas. Maiores informações podem ser obtidas na página oficial da Prefeitura Regional.

Veja abaixo a página especial da edição impressa do Jornal SP Norte com as opções de serviços no bairro:

Vila Maria comemora aniversário no próximo dia 17


Topo