Saúde

Consultas em UBS já podem ser agendadas por aplicativo no celular

Precisa agendar algum exame no posto da UBS e não quer perder tempo com tanta burocracia? Desde segunda-feira (29/1), 22 unidades da UBS da Zona Norte já aceitam agendamentos e cancelamentos de exames por meio de aplicativo no celular.

O app “Agenda Fácil”, disponível para Android – brevemente será disponibilizado também para iOS, permite agendar, confirmar e cancelar consultas e exames pelo aparelho celular nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desde outubro do ano passado, o sistema vem sendo expandido gradualmente e a expectativa é de que todas as unidades das zonas Norte e Oeste sejam beneficiadas com o serviço, nos próximos meses.

O novo serviço favorece a igualdade entre os usuários e não usuários do aplicativo, pois o cancelamento pode ser realizado diretamente pelo paciente, e as vagas que ficam disponíveis podem ser aproveitadas por todos. Essa ação favorece a produção das unidades e reduz a perda das vagas sem paciente agendado ou com paciente agendado que não comparece.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, os demais canais de agendamento seguem funcionando com acesso pleno a todas as vagas disponíveis; logo, não existem vagas reservadas ou exclusivas do aplicativo. Se o paciente não quiser usar o aplicativo ou encontrar dificuldades, seus agendamentos continuarão a ser feitos por meio do sistema e confirmação com contato telefônico.

Como utilizar

Para usar o sistema pela primeira vez, é necessário comparecer à UBS mais próxima e retirar um código de acesso, procedimento similar ao utilizado pelas instituições bancárias em relação aos seus respectivos aplicativos.

Para agendar uma nova consulta, o paciente pode escolher a especialidade que deseja passar – seja clínico geral, ginecologista, pediatra ou odontologia, escolher unidade, o horário e o médico.

O Agenda Fácil permite visualizar o endereço da unidade, o comprovante do agendamento, e em alguns casos, ver as orientações para o preparo antes da realização dos exames. O app conta ainda com um espaço de perfil, onde o usuário insere e atualiza seus dados de telefone e e-mail, fundamentais para que a UBS mantenha contato com o paciente.

Outra facilidade, é manter dentro do aplicativo, o cartão SUS virtual, o que facilita em casos de esquecimento do cartão.

Confira abaixo as unidades que estão disponíveis no app:

AMA/UBS Integrada Anhanguera I

AMA/UBS Integrada Jardim Ipanema

AMA/UBS Integrada Jardim Joamar

AMA/UBS Integrada Jardim Ladeira Rosa

AMA/UBS Integrada Parque Anhanguera

AMA/UBS Integrada Perus

AMA/UBS Integrada Vila Palmeiras

AMA/UBS Integrada Vila Pereira Barreto

AMA/UBS Integrada Wamberto Dias Da Costa

UBS Casa Verde

UBS Chácara Inglesa

UBS Conjunto Ipesp

UBS Dona Mariquinha Sciascia

UBS Horto Florestal

UBS Jardim Guanabara

UBS Jardim Peri

NIR/UBS Maria Cecilia F. Donnangelo

UBS Parque Peruche

UBS Vila Mangalot

UBS Vila Progresso – Jd. Monte Alegre

UBS Vila Zatt

Nisa/UBS Casa Verde Baixa – Dr. Walter Elias

foto: Prefeitura (ilustrativa)



Topo