Música

Zona Norte recebe primeiro Festival de Roda de Samba SP

Na palma da mão, na palma da mão… Batendo na palma da mão! É nesse clima que, começa o primeiro Festival de Roda de Samba SP, aqui na Zona Norte. A região, um dos berços do ritmo em São Paulo, traz a herança do passado e leva às novas gerações a cultura genuinamente brasileira.

Não custa lembrar que a região – para além dos versos que citam o Jaçanã, no “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa – é berço de bambas do carnaval: em 2018, a Zona Norte terá oito de 14 escolas na elite do samba.

O festival chega em meio a uma iniciativa por meio do Projeto de Lei da Deputada Estadual Leci Brandão (PCdoB), representante da cultura negra na Assembleia Legislativa: o texto eternizado o samba como patrimônio cultural imaterial do estado de São Paulo.

Roda de Samba na região da Freguesia do Ó, no Largo da Matriz.

O encontro de bambas, em 17 de setembro e 1º de outubro, será realizado na casa de shows Estação Mandaqui (Av. Eng. Caetano Álvares, 5.544), sempre às 15h. A entrada custa R$ 20.

Quem organiza o evento é o bloco carnavalesco É do Samba, liderado por Marcelo Dias, Felipe Zampieri, Pablo de Souza e Rodrigo Colzi. “Nosso objetivo é fomentar a cultura garimpando novos talentos e concedendo espaço de relevância aos artistas, que certamente darão o melhor de si em suas performances para abrir-lhes as portas do sucesso”, afirma Marcelo Dias, porta-voz do grupo.

Esse espaço é por conta das inscrições, onde sambistas podem participar de rodadas eliminatórias. Cinco grupos se apresentam no primeiro dia. A grande final em outubro, será disputada por dois grupos. Os jurados vão avaliar arranjo, apresentação, interpretação, cadência, tempo e afinação. Os vencedores serão contemplados com instrumentos da Gope, reconhecida marca musical, além do troféu InformaSamba.

Inscrições 1º Festival de Roda de Samba de São Paulo

Inscrição de bandas: http://bit.ly/2uBorr3Ingressos: http://bit.ly/2vg8aJY

Posted by on Tuesday, August 8, 2017

O corpo de jurados tem presenças ilustres do samba paulistano: os multicampeões compositores Zeca do Cavaco e Zé Carlinhos, da alvinegra Vai-Vai. A dupla também se apresenta em um pocket show, antes do anúncio do vencedor do festival. Vanessa Perez, ex-bailarina do Domingão do Faustão e musa da Acadêmicos do Tucuruvi em 2017, também prestigia o festival.

As inscrições devem ser realizadas no aplicativo app.vc/blocoedosambasp, onde constam o regulamento e mais informações, que também podem ser acessadas pelo telefone 99797-1438 ou no Facebook (facebook.com/blocoedosamba).



Topo