Zona Norte

Regional Santana – Tucuruvi terá unidade do Descomplica SP

Você já conhece o Poupatempo: é lá que tiramos vários de nossos documentos pessoais, como RG e carteira de habilitação. Geralmente, são poucas filas, e o serviço é aprovado pela maioria da população. Inspirado no sistema, a Prefeitura criou o Descomplica SP, em março.

O objetivo é fazer com que o morador do bairro tenha acesso mais facilitado aos serviços, evitando ter que ir ao centro expandido para solicitar documentos. De acordo com a Prefeitura, o Descomplica SP “aposta na integração entre secretarias e órgãos públicos, que passam a enxergar as necessidades do cidadão de forma única, e não mais segmentada, gerando sinergia nas soluções da cidade”.

Depois de inaugurar a primeira unidade, em São Miguel Paulista, na Zona Leste, o “Poupatempo municipal” chegará a mais três Prefeituras Regionais: por aqui, em Santana/Tucuruvi. As outras duas serão em Campo Limpo (Sul) – a primeira a ser construída, em novembro – e Butantã (Oeste). A expectativa é que os outros dois postos, incluindo o de Santana, comece a ter reformas em dezembro. O anúncio foi feito na última quarta-feira (28/6).

Com quase quatro meses de operação, a primeira unidade da Zona Leste oferece mais de 350 serviços públicos, com cerca de mil atendimentos por dia. O índice de satisfação dos usuários chega a 96% de menções de “ótimo” ou “bom” – a Prefeitura não informa a fonte da pesquisa.

Nos espaços do Descomplica SP há integração de órgãos públicos, como o Detran.SP e os Correios. Já a parte digital informa a população, com demonstrações dos serviços e com tutoriais. Na unidade de São Miguel Paulista, os serviços mais procurados foram “Intermediação de mão de obra/encaminhamento para recolocação no mercado de trabalho via CAT – Centro de Apoio ao Trabalhador”, “Cadastro único para famílias em situação de vulnerabilidade” e “Solicitação de Bilhete Único para Pessoa com Deficiência”.

fotos: Leon Rodrigues/SECOM



Topo