Copa 2018

Zona Norte é Seleção! Conheça a história dos jogadores nascidos na região

É tempo de Copa. O mundo vive as emoções e os primeiros gols do evento esportivo mais visto do planeta, desde a última quinta-feira (14/6), com a vitória dos russos, donos da casa, por 5 a 0 sobre a Arábia Saudita. O Brasil estreia neste domingo (17/6), contra a Suíça, em busca do hexa. E, no que depender da Zona Norte, o hexa é nosso: só não vê quem não quer.

Dos cinco jogadores nascidos em São Paulo, quatro – isso mesmo, quatro – são da Zona Norte. O único que não deu seus primeiros chutes aqui é o corinthiano Fagner, que nasceu no Jardim Capelinha, Zona Sul. “Nossa” seleção entra em campo com os zagueiros Marquinhos (Imirim) e Geromel (Vila Maria), o meio-campo Paulinho (Parque Novo Mundo) e o atacante da mítica camisa 9, Gabriel Jesus (Jardim Peri).

Vamos aos fatos e números! Se a Zona Norte fosse um time, se igualaria ao inglês Manchester City, time com mais convocados para a Copa – em comum, Gabriel Jesus, do Jardim Peri.

Se a Zona Norte fosse um país, seria o terceiro maior fornecedor de craques, perdendo para os seis jogadores na terra da Rainha (além do City, há dois jogadores do Chelsea e do Liverpool), e os cinco que jogam na Espanha (de Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid). Até mesmo mais que o próprio Brasil, com três, dois do Corinthians e o gremista Geromel – outro filho da Zona Norte.

Se pegarmos o retrospecto de todas as convocações na história, a região, nesta copa, representa 17% da Seleção – muito mais que os times que mais forneceram craques para o escrete canarinho: Botafogo e o São Paulo, com 9,9%.

Dos quatro jogadores, apenas Paulinho, do Parque Novo Mundo para o Barcelona, já disputou uma Copa: estava no vexame do 7 a 1.

Os “times” e “países” dos jogadores

??????? Inglaterra: 6 (4 do Manchester City, 1 do Chelsea e 1 do Liverpool)

?? Espanha: 5 (2 do Barcelona, 2 do Real Madrid e 1 do Atlético de Madrid)

⬆ Zona Norte: 4 (Vila Maria, Imirim, Parque Novo Mundo e Jardim Peri)

?? Brasil: 3 (2 do Corinthians e 1 do Grêmio)

?? França: 3 (do Paris Saint-Germain)

?? Itália: 3 (Juventus, Roma e Inter de Milão)

?? Ucrânia: 2 (do Shakhtar Donetsk)

?? China: 1 (do Beijing Guoan)

Quem são?

15/6: Marquinhos, o garoto do Imirim

15/6: Geromel, a jornada do mito

16/6: Paulinho, dono do mundo

16/6: Gabriel Jesus, a ligação sagrada

Zona Norte é Seleção! Conheça a história dos jogadores nascidos na região


Topo