Saúde

Bairros da Zona Norte recebem Virada da Saúde

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, celebrado no sábado (7/4), bairros da região vão receber a Virada da Saúde, que também acontece em vários outros pontos de São Paulo. A programação vai alcançar distritos de Casa Verde, Freguesia do Ó e Brasilândia, a partir de segunda-feira (9/4).

A Virada, além de oferecer serviços de saúde, também terá em sua programação atividades culturais. Entre as ações, a população contará com serviços e esclarecimentos sobre saúde do idoso, prevenção de quedas, saúde bucal, tuberculose, saúde da mulher e do adolescente, perigos da automedicação, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, educação ambiental, entre outros. A população poderá medir índices de pressão e glicemia, além de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite.

Todas as atividades serão realizadas na Fábrica de Cultura Cachoeirinha, a partir das 12h. Aliando saúde e cultura, ao promover o bem-estar, a programação terá aulas de zumba, dança circular, apresentações musicais e blocos de rua.

Unidades Básicas de Saúde também vão promover atividades específicas. A UBS Vila Penteado terá na próxima sexta-feira (13/4) atividades em conjunto, promovendo autoconhecimento e solidariedade. Já a UBS Jardim Guarani focará no combate ao tabagismo, na terça e quinta-feira (10 e 12/4).

O CAPS II IJ Brasilândia terá um minitorneio de futebol, envolvendo adultos e crianças atendidos pelo centro de atenção psicossocial. Um dos convidados para o torneio é o time da aldeia Tekoa Piau: além do esporte, vão bater um papo e propor reflexões sobre a ampliação de suas relações e debates sobre a atual situação indígena. O torneio será disputado na Praça do Quarto Centenário do Ó.

Por fim, no próximo sábado (14/4), o Jardim Peri recebe uma Unidade Móvel de Testagem do Programa Municipal DST/ AIDS com testes rápido de HIV, sífilis e distribuição de preservativos. A unidade estará na Av. Santa Inês, 1.405 (praça), das 10h às 17h.

O evento é promovido pela Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) e pelas Supervisões Técnicas de Saúde Casa Verde e Freguesia do Ó/Brasilândia. A Virada da Saúde também será realizada no Parque Ibirapuera, a partir das 10h, no sábado (7/4).

Confira abaixo os endereços:

Segunda-feira (9/4): Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1.575

Terça e quinta-feira (10 e 12/4): UBS Jardim Guarani
Rua Santana do Araçuaí, 160

Sexta-feira (13/4): UBS Vila Penteado
Rua Urupeva, 219

Sexta-feira (13/4): CAPS II IJ Brasilândia
Praça do Quarto Centenário – Freguesia do Ó

Sábado (14/4): Unidade Móvel (testes rápidos de HIV e sífilis)
Av. Santa Inês, 1.405 (praça)

Para conferir a programação em outros endereços, acesse as páginas do Facebook da CRS Norte (facebook.com/CRSNORTE) e da Secretaria Municipal de Saúde (facebook.com/saudeprefsp).



Topo