PET

ParCão do Limão é inaugurado

Há algum tempo ter espaços específicos para os pets era coisa de outro mundo. Passear em shopping, então… Nem pensar! Mas como dar mais qualidade de vida para esses parceiros em um país que possui a quarta maior população de animais de estimação do mundo? Só de cães são 52,2 milhões!

Uma dessas iniciativas é o ParCão. O espaço específico, reservado em praças da capital, é ideal para que os cães e seus tutores possam se divertir e se integrar. Além da área reservada, há uma espécie de parquinho canino, com equipamentos de exercícios e atividades físicas.

Na Zona Norte, mais um ParCão foi inaugurado, desta vez no bairro do Limão, na Praça 3 de Outubro – também chamada de “Praça Zero”. O local fica na esquina das Ruas Salvador Ligabue e Paulo Vidigal Vicente de Azevedo. É o segundo espaço do tipo na região: o primeiro foi inaugurado em 2016, no Mandaqui, na Praça Reinaldo Proetti.

Por enquanto, o ParCão do Limão possui um cercado e portão de entrada, determinando o espaço para os pets. Depois, a expectativa é que a segunda etapa de implantação do espaço seja iniciada no segundo semestre, com mesas, bancos e equipamentos de exercícios para os cães.

A implantação do espaço é feita por meio de mutirões, com voluntários, e apoio de moradores do entorno, empresários e da Prefeitura Regional Casa Verde/Cachoeirinha. No total, são 16 ParCões instalados em toda São Paulo.

Apesar de a manutenção ser de responsabilidade das Regionais, a ideia é que os moradores se conscientizem da importância de manter o espaço limpo. Quando o espaço é instalado, as equipes que executam as obras limpam todo o local. Só no Limão foram retirados aproximadamente 40 sacos de cem litros de lixo.

A iniciativa é do Vereador José Police Neto (PSD), mas a ideia surgiu das demandas dos moradores de vários locais da cidade, que pediam por espaços específicos para os cães. “É essa participação da comunidade que garante a preservação e ocupação do espaço público”, afirma.

Depois de Mandaqui e Limão, a ideia é expandir o ParCão para outros bairros: em Freguesia do Ó e Anhanguera, a expectativa é que o espaço já seja inaugurado ainda em 2018. O Tremembé é outro candidato a ter um ParCão para chamar de seu.

fonte/fotos: Assessoria de Imprensa José Police Neto



Topo