Zona Norte

Curso de escola técnica no Tucuruvi pode fechar

O programa de rádio SP Norte do último sábado (13/10) recebeu os professores Fábio Henrique Gama e Nelson Levada, da ETEC Professor Horácio Augusto da Silveira, localizada na Vila Guilherme, para um grande apelo: sobram vagas e um dos cursos corre sérios riscos de deixar de existir por não haver demanda.

Além da unidade sede, a ETEC possui algumas classes descentralizadas, entre elas, uma unidade no Tucuruvi, na Escola Estadual Conego João Ligabue (Rua da Grota, 483).

Fábio, que é coordenador da classe descentralizada do Tucuruvi, explica que é esta unidade que vem enfrentando problemas. “Entre os três cursos oferecidos na unidade – administração, logística e informática –, corremos o sério risco de perdermos o curso de logística”, explica o professor.

Clique AQUI e saiba mais sobre o curso de Logística da ETEC

ETEC no Tucuruvi (foto: Reprodução/Google Maps)

Fábio esclarece que o mínimo de alunos exigido pela Secretaria de Educação estadual é de 25 alunos concluintes por sala. “A classe possui 40 vagas e é natural ocorrer algumas desistências ao longo do ano; o grande problema é que não há alunos para repormos nessas vagas”, diz.

Segundo o professor, o motivo da baixa procura pode estar relacionado à crise econômica pelo qual o Brasil vem passando. “As famílias estão desempregadas, e o jovem muitas vezes tem que optar em trabalhar ao invés de frequentar uma escola”, diz.

Outro problema, segundo Nelson, talvez seja o fato do curso não ser tão conhecido, já que para os cursos de administração e informática a procura é grande. “Alguns alunos acham que logística tem a ver com lógica, ou ainda que irá trabalhar apenas com transporte”, explica o professor.

Por outro lado, a profissão de logística está em alta e a falta de especialização provoca ausência significativa de profissionais para ocupar cargos, inclusive superiores, como gerente ou analista.

Fábio alerta os jovens para a importância de se especializar em um curso técnico. “Em nove anos e meio, já formamos mais de 3.500 jovens e boa parte foi recolocada no mercado de trabalho. Temos parcerias com grandes empresas, como Yamaha, Panco, Sabesp, cartórios da região, entre outras”. Os alunos que seguem para estagiar são muito elogiados e muitos se transformam em funcionários efetivos, já que possuem a especialização técnica esperada por parte das empresas.

Atualmente a ETEC Professor Horácio Augusto da Silveira (Rua Alcântara), possui cursos técnicos de administração, contabilidade, eletrônica, eletrotécnica, gestão de pequenos negócios, rede de computadores, mecânica, logística, informática e ensino médio. Os cursos são gratuitos, em áreas diversas, e a maioria com excelentes níveis de qualidade.

ETEC em Vila Guilherme (foto: Reprodução/Google Maps)



Topo